De autoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) (palmas pra ele!) a câmara aprovou nesta quarta (18/02/09) a obrigatoriedade da instalação de bolsas infláveis frontais (airbags) em todos automóveis produzidos no país a partir de 2010.
Falta 1 assinatura (a do presidente) para virar lei.
Já era tempo! Em outros países desenvolvidos o equipamento já era obrigatório a mais de 10 anos.
O problema disto é que o preço dos carros que antes não o tinham deve ser acrescido de cerca de 2 mil reais. Quem sabe até mais...
Para ficar 100% e "meiar" este gasto conosco o governo deveria pelo menos reduzir alguma alíquota ou imposto automotivo. Outro ponto a se observar é que atualmente este equipamento é importado e com a massificação do mesmo é provável que fábricas se instalem aqui e isto obrigatoriamente tem que fazer com que os preços fiquem mais em conta. É esperar pra ver...
Infelizmente problemas também ocorrerão, podem escrever.
Em carros com airbags exige-se que se sente afastado a pelo menos 25cm do volante sob risco de ocorrer graves injúrias (e até a morte) dos "protegidos" caso essa distância não seja respeitada, pois em caso de colisão a bolsa precisa de um certo espaço para se inflar totalmente antes de receber o impacto do corpo.
Como uma das coisas mais comuns de se ver no trânsito são aquelas pessoas que dirigem a poucos cm do volante com o encosto do banco a 90º este risco deverá ser considerado e amplamente divulgado.
Papo interessante é se o airbag foi uma melhor escolha em detrimento ao ABS. Explico, o airbag é considerado sistema passivo de segurança automotiva. (leia-se, ele não evita o acidente mas atua depois dele) Já o ABS (Anti-lock Braking System) faz parte do sistema ativo. (atua antes de uma possível colisão evitando o acidente)
Obviamente melhor seria evitar o acidente mas de qualquer forma ambos equipamentos são muito importantes para nossa segurança e esta nova lei vem em boa hora, não é mesmo?
Antes tarde do que nunca!
Abraços!
PS: Como é raro ver o povo de Brasília trabalhar notícias como esta merecem destaque! Quem sabe daqui alguns anos teremos estradas...
5 comentários:
Só faltou complementar com limpadores e desembaçadores traseiros. Não é questão de luxo, de opcional. É questão de segurança.
Tal projeto foi apresentado inicialmente no Senado em maio de 2004, ou seja, após cinco anos foi aprovado pela Câmara dos Deputados, depois de um ano e meio em tramitação na Casa.
Para se ter uma idéia o airbag duplo e o freio ABS são obrigatórios desde 1998 para os carros produzidos e vendidos na comunidade europeia.. Nos EUA, essa exigência vigora desde 1995. Segundo o NHTSA (instituto de segurança de trânsito dos EUA), entre 1987 e 2007, o airbag frontal salvou 15.967 vidas em acidentes graves naquele país.
Atualmente, os governos dos países europeus, dos EUA e do Japão planejam tornar obrigatório o ESP (controle de estabilidade) -que evita que o carro derrape numa curva.
E só agora, os nossos legisladores atinaram para a importância do airbag.
Talvez tal projeto tenha sido postergado por causa de lobby... e assim, muitas pessoas morreram nesse percurso da apresentação do projeto até aprovação pela Câmara...
Há quatro anos a PRO TESTE se mobiliza para que todos os veículos saiam de fábrica com um “kit básico de segurança veicular”, composto por airbags, cintos de segurança retráteis e com pré-tensionadores, encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes do veículo, entre outros itens.
Enquanto isso...vamos aguardar...
Muito bom saber disso... =]
Tomara que seja aprovado... Melhor pagar um pouco mais caro e se sentir seguro.
http://cantodoescritor.blogspot.com/
Mau, vc realmente tem razão... kkkkkkkkkkk
Vamos montar parceria de blogs ja coloquei o seu no meu
Abração do Paiva.
http://brunoluizpaiva.blogspot.com/
Postar um comentário