domingo, 10 de maio de 2009

Comida di Buteco

O atendimento cortês e principalmente honesto difere o estabelecimento digno do mero.

Baseado nisto escrevo hoje sobre o boteco de nome "Boteco da Carne" situado à rua São Romão, 56, bairro São Pedro que serve o "Fondi Mineiro" nesta edição.

À primeira vista, casa lotada! "Bom deve ser!" pensei...
Realmente...se a casa é boa ou ruim deixo a cargo de cada um para decidir mas eu anoto o seguinte:

De início tudo beleza! Donos ou gerentes (sei lá) dando boas vindas na entrada. Legal!

Chegando na mesa: "mas como está apertado aqui hein!? Mal dá pra arredar a cadeira sem incomodar o vizinho..." (só um pensamento)

O garçom apareceu. Num primeiro momento achei que atendia com um ar de desdém. "deixa pra lá...coisa da minha cabeça..."
Outros 2 garçons nos atenderam depois. Esses "normais" e mais simpáticos.

Porém o primeiro garçom voltou a nos rodear e ao atender a mesa ao lado (lado mesmo, quase fazia parte da nossa) tive a certeza do seu ar de desdém. Cismei, kbou... (não fui o único)

O aperto do bar não atrapalhava tanto até que todos os 6 integrantes da mesa em frente à nossa (também quase parte dela) começaram a fumar em sequencia. Um a um!

Putz como a tal fumaça de cigarro incomoda! Estávamos na área indoor da casa, podia fumar alí??? Pra piorar, ainda esse problema da proximidade das mesas... Minha esposa, que sofre das vias respiratórias, "pagou o pato" nem precisa dizer né?

Pra não ser injusto, a cerveja era muito gelada. Menos mal! E já vou adiantar que o fondi também era muito bom.

Fondi este que quando chegou, (depois de terem esquecido do nosso pedido por quase 30 ou 40 minutos) veio pela metade!
Eram 4 bocas na mesa, contei 4 almondegas, 5 no máximo. Brinquei "é uma pra cada hein!"

Comemos e estava bom! 
Masssss o que acabou de nos deixar chateados foi ver o fondi da mesa ao lado chegar. (buteco apertado demais é assim, uma mesa quase petiscava da outra) 
Nada de invejinha, mas poxa só eu reparei como a porção deles veio generosa??? Não! Quando olhei pro lado meus caros amigos comentavam a mesma coisa...

Como já estávamos de saco cheio da cara do garçom, da fumaça de cigarro e do aperto geral decidimos fechar a conta. Nossa missão já estava cumprida.
Conta em mãos, pesos na balança, decidimos: nada de 10%! (9 reais pra não dizerem que sou sacana)

Eis que o pior da noite ainda estava por vir! (senta aí)
Depois de entregar o valor devido ao garçom, nos dirigimos até a saída, momento esse em que fomos "solicitados" em voz alta para prestar esclarecimentos sobre a conta!

Não bastasse o fato de termos que voltar para dentro do estabelecimento para justificar com o garçom o motivo da falta dos 10%, fomos coagidos a nos explicarmos também com o gerente da casa sob os argumentos do próprio garçom de que ele mesmo teria que pagar do bolso o valor faltante caso não falássemos com o gerente. (pode?)

Pior é que eu fui e conversei com o gerente que não quis admitir que nossa porção poderia ter sido servida errada; "confiro todas!" disse ele.
Legal, maaaaas eu contei que o mesmo bebeu o tempo todo desde quando chegamos no estabelecimento? Não né, nem vou entrar nesse mérito! Fato é que uma porção tinha escapado da vistoria. Mais fácil de entender agora...

Mas enfim, creio ser desnecessário delongar mais a explicação de tal absurdo...
Fato é que nossa primeira experiência com o evento Comida di Buteco não foi das melhores. Inclusive em toda nossa vida "de buteco" jamais passamos por algo parecido.

Instruir os funcionários da casa sobre os direitos que os clientes tem deveria ser de praxe em todos os bares, restaurantes e butecos! Mais que saber, deveriam usar isto na prática!

SE eu fosse um garçom pensaria: "poxa, acabei de perder 10% nesta mesa! Será que tem algo de errado comigo hoje? Estou de cara amarrada? Atendendo mal? Será que foi algum companheiro? Melhor eu melhorar para não perder a próxima mesa também!"

O que não podemos é aceitar essa prática de garçons literalmente correrem atrás de clientes que optaram em não pagar os 10% como se fosse nossa obrigação e não por merecimento deles!
Essa mania do brasileiro querer sempre levar vantagem e achar que quando outra pessoa exige seus direitos ela sempre está errada tem que acabar!

O cliente retorna no lugar que ofereça comida média e atendimento perfeito, porém jamais retornará se a comida for perfeita e o atendimento médio!

Pra finalizar como começei repito: O atendimento cortês e principalmente honesto difere o estabelecimento digno do mero.

Abraços!

2 comentários:

Dany Miranda disse...

Bruno,eu mais uma vez tenho que lamentar atitudes como esta.Sabe o que é o pior? Esse mesmo buteco que você passou por isso,mantém esse "padrão"de atendimento com todos os clientes.
Veja a reclamação da Maurícia,com a mesma situação que você passou: https://www.blogger.com/comment.g?blogID=5142804759632034073&postID=3323550229582535623
Será que não há como desclassificar esse buteco?
Vou criar um post "Não Vá de jeito algum ao Boteco da Carne e vou encaminhar seu post para a organização,algo tem que ser feito.
Um absurdo!
um abraço
Daniela

Mau Santos disse...

É isso aí, Bruno, temos que bocar a boca no trombone! Acho que não voltarmos lá é pouco, temos que demonstrar a nossa insatisfação e transmitir aos nossos amigos e conhecidos. Só assim os proprietários desse boteco vão melhorar o atendimento aos clientes!