quinta-feira, 24 de junho de 2010

Aonde chega a arrogância…

Imagine a seguinte situação: Você precisa fazer uma consulta médica e finalmente consegue marcar com aquele médico do seu plano de saúde que você julga ser um bom profissional.

A consulta foi marcada para 2 meses depois, porém você não desanima pensando: “Um bom profissional deve ser disputado!”.

O aguardado dia chega, você sai mais cedo do serviço e como de praxe, chega ao consultório com 15 minutos de antecedência. Logo você nota que a sala tem várias outras pessoas aguardando o mesmo médico.

A hora marcada chega, porém nada de te chamarem. Você continua sentado; “deve ter havido algum pequeno atraso”, pensa.

O tempo corre. Já se passa meia hora e você até começa a fazer amizades com outros pacientes que também parecem insatisfeitos com o atraso.

Quando a espera completa 1 hora, sabendo que daqui a 2 horas você teria outro compromisso marcado e sabendo que dentre seus novos amigos de consultório alguns ainda aguardavam, (com o horário marcado até mesmo antes do seu) você resolve se levantar, reclamar com a secretária, remarcar a consulta para uma outra data e ir embora. (os meses que você aguardou pela consulta foram em vão!)

Surpreendentemente, a agenda do médico só tinha outra vaga para daqui 2 meses novamente…
”AFFFFFFFFFF”, você pensa meio puto, “esperei 2 meses e terei que esperar outros 2 pois não fui atendido mesmo depois de aguardar 1 hora!”.

Você deixa o consultório e segue para o seu outro compromisso.

O dia termina e então no dia seguinte, bem no meio do seu expediente, quem te liga!?
Seu médico!

Você logo pensa que deve ser para lhe pedir desculpas pelo atraso e pela falta de atendimento no dia anterior, - “que gentil!”.

Porém, quando a pessoa começa a falar do outro lado da linha você vai ficando inerte, pasmo…
Além de não escutar sequer um pedido de desculpas você ouve do próprio médico que ele está “chateado” (leia-se puto) pelo fato de você ter deixado o consultório sem ter aguardado a consulta. (realiza Saraiva: VOCÊ aguardou 2 meses pela consulta, VOCÊ saiu mais cedo do serviço, VOCÊ se deslocou até a porra do consultório, VOCÊ aguardou 1 hora para ser atendido e ainda é o DOUTOR que está chateado????)

E aí, acha que a petulância acabou?
Nãooooooo!

Depois desse baque, você ainda ouve que “a relação médico/paciente foi seriamente abalada“ e que além de ter sua segunda consulta (aquela que você foi obrigado a remarcar pela falta de atendimento na primeira) DESMARCADA aquele médico não mais lhe atenderá!

Realizou?

Agora me diga. O quê você faria se passasse por isto???
Qual seria sua reação?

O Código de Ética Médica diz no seu artigo 36, parágrafo primeiro:

Art. 36. Abandonar paciente sob seus cuidados.

§ 1° Ocorrendo fatos que, a seu critério, prejudiquem o bom relacionamento com o paciente ou o pleno desempenho profissional, o médico tem o direito de renunciar ao atendimento, desde que comunique previamente ao paciente ou a seu representante legal, assegurando-se da continuidade dos cuidados e fornecendo todas as informações necessárias ao médico que lhe suceder.

Hummmmmm…
Então eles tem direito de dizer quando quiserem (baseado num código que tem um artifício duvidoso do tipo “…a seu critério…”) que não irão te atender nunca mais???
Perae! VOCÊ está pagando por um serviço e o prestador simplesmente te ignora??? As coisas não estão se invertendo aqui???

“É, reles mortal. Mas eles tem o direito…”

Tudo bem…mas eu também tenho o direito de mostrar minha opinião enquanto num país livre e por isso peço que anotem o seguinte:

SE, um dia você necessitar de uma DERMATOLOGISTA, do sexo FEMININO, que atenda em Belo Horizonte pelo plano da UNIMED ou particular, porém que essa pessoa seja EDUCADA e PROFISSIONAL, evite a pessoa que atende pelo nome de:

Jacqueline da Silva Santos Garcia

Especialidade: DERMATOLOGIA

CRM: MG21822

Que atende no consultório na:

Rua Dos Otoni, 909 – Sala 2109
, CEP 30150-270, bairro
Santa Efigênia, Belo Horizonte.

Lhe garanto que você será bem melhor atendido numa das outras centenas de consultórios que atendem a especialidade na cidade e de quebra, poupará a sua paciência!

E se você também está no coro de que muitos médicos (não todos) se acham acima do bem e do mal, quase como seres superiores, leia também este interessante relato!

doctors-are-godEstão avisados!

PS: Às outras pessoas que já passaram por situação similar no consultório citado (com certeza não foram poucas) digo que este blog está totalmente aberto para a contribuição e comentários de vocês sempre.

PS2: O caso citado não ocorreu comigo mas sim com a minha esposa a quem relego total confiança e apoio.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bruno, tambem sou indignada com a postura da maioria dos médicos. Mas não temos nem pra quem reclamar?!?!?!?!
Um abraço
Ana Cristina

Anônimo disse...

Anônimo Não!!! MARCOS é meu nome (risos)... (marcos.marcosoft@hot) mas vamos ao que interessa o meu comentário.

Caro Bruno, caí de paraquedas aqui no seu blog apenas para copiar a imagem "Brasil aqui o palhaço é você" e batendo olho no seu post logo me despertou a curiosidade e acabei lendo o mesmo (18/12/2010 ás 00:10h)...
... te digo que me identifiquei imediatamente com a situação, pois isso já ocorreu não apenas comigo, mas sim algumas vezes quando tive que levar minha mãe nas consultas dela e outras tantas também nas consultas da minha esposa. É lamentável que isso ocorra, me dá nojo, ódio, muita raiva quando isso acontece, e parece que será sempre assim, nesse "nosso paísinho de merda", desculpa falar isso no seu blog, mas é minha opnião: acho que o "país é de merda" mesmo ( e qualquer semelhança com a política não é mera coincidencia, é fato), mas voltando ao assunto, porque existem esses seres humanos "de merda" pra nos desrespeitar e tentar sempre nos fazer de idiotas ??? porque será que "esses merdas" agem dessa maneira, será que eles pensam que são deuses, ou está escrito em algum lugar na REVISTA CAARAASS que pra xique você tem que desrespeitar o próximo e fazê-lo de idiota ??? será ...

Enfim, eu sempre faço a minha obrigação de chegar nos consultórios dentro no horário e até mesmo antecipado como eles sempre pedem, mesmo que eu tenha ás vezes que deixar uma obrigação profissional ou algo importante de lado para ir ao meu compromisso médico, pergunto, eles não podem fazer a parte deles ???

infelismente não é fácil, o desrespeito sempre acontece... mas vou te falar pra você, sua esposa, e os leitores do seu blog como faço atualmente: sempre após o atendimento eu agradeço ao "especialista" pelo atendimento, POOOOOORÉM, não esqueço de falar ao me despedir (olhando bem no fundo dos olhos) o quanto foi desagradável e desrespeitoso o atraso cometido em minha consulta...(acreditem isso funciona e não é contra a lei, o máximo que pode acontecer é você ver uma pessoa na sua frente com "cara de bunda" e sem reação, e quem sabe, com muita sorte, com um momento de reflexão durante o restante do seu expediente (é o que eu espero que ocorra))... comecei fazer isso nas minhas ultimas 2 consultas, pois não via outro jeito senão este, pois estou cansado de ser visto como "o ignorante" pelas pessoas dos consultorios que frequento, sendo que minha postura educada é de sempre pedir para apenas ser atendido dentro do horário combinado, nada mais que isso, acho que não é pedir demais, afinal nós esperamos tantos dias para ter atendimento numa porra de uma consulta...

mas é como você mesmo disse Bruno, a maioria anda anestesiada, e pra mim essa anestesia se chama FALTA DE ATITUDE. por isso encerro aqui com um grito bem alto pra todos que lêem seu blog: """""vamos lá pessoal, nós mesmos temos que mudar isso, ou ao menos tentar, e isso só se faz com ATITUDE""""".

Bruno desculpa o longo comentário, (e isso porque ainda faltou falar sobre a estratégia ridícula que a maioria dos consultórios usam de COLOCAR uma TV pra todo retardado ficar lá assistindo, e assim NEM NOTAR as mais de 1hora de atraso dos "profissionais da saúde", enfim agora não faltou mais kkkk)

parabéns pelo seu blog, já está nos meus favoritos, vou acompanhar. um grande abraço e sucesso...
Marcos-Sorocaba-SP

e fica aí um pequeno trecho de música para "os anestesiados" deste país:

...Até quando você vai ficar usando rédea, Rindo da própria tragédia?...
...Até quando você vai levar cascudo mudo? Muda, muda essa postura...
...Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente

Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro...

Anônimo disse...

Anônimo Não!!! MARCOS é meu nome (risos)... (marcos.marcosoft@hot) mas vamos ao que interessa o meu comentário.

Caro Bruno, meu comentário é em 2 partes porque tudo de uma vez o blog "não aguentou" kkkk saiba também que caí de paraquedas aqui no seu blog apenas para copiar a imagem "Brasil aqui o palhaço é você" e batendo olho no seu post logo me despertou a curiosidade e acabei lendo o mesmo...



... te digo que me identifiquei imediatamente com a situação, pois isso já ocorreu não apenas comigo, mas sim algumas vezes quando tive que levar minha mãe nas consultas dela e outras tantas também nas consultas da minha esposa. É lamentável que isso ocorra, me dá nojo, ódio, muita raiva quando isso acontece, e parece que será sempre assim, nesse "nosso paísinho de merda", desculpa falar isso no seu blog, mas é minha opnião: acho que o "país é de merda" mesmo ( e qualquer semelhança com a política não é mera coincidencia, é fato), mas voltando ao assunto, porque existem esses seres humanos "de merda" pra nos desrespeitar e tentar sempre nos fazer de idiotas ??? porque será que "esses merdas" agem dessa maneira, será que eles pensam que são deuses, ou está escrito em algum lugar na REVISTA CAARAASS que pra xique você tem que desrespeitar o próximo e fazê-lo de idiota ??? será ...

continua no comentário a seguir>>>>

Anônimo disse...

continuando...

Enfim, eu sempre faço a minha obrigação de chegar nos consultórios dentro no horário e até mesmo antecipado como eles sempre pedem, mesmo que eu tenha ás vezes que deixar uma obrigação profissional ou algo importante de lado para ir ao meu compromisso médico, pergunto, eles não podem fazer a parte deles ???

infelismente não é fácil, o desrespeito sempre acontece... mas vou te falar pra você, sua esposa, e os leitores do seu blog como faço atualmente: sempre após o atendimento eu agradeço ao "especialista" pelo atendimento, POOOOOORÉM, não esqueço de falar ao me despedir (olhando bem no fundo dos olhos) o quanto foi desagradável e desrespeitoso o atraso cometido em minha consulta...(acreditem isso funciona e não é contra a lei, o máximo que pode acontecer é você ver uma pessoa na sua frente com "cara de bunda" e sem reação, e quem sabe, com muita sorte, com um momento de reflexão durante o restante do seu expediente (é o que eu espero que ocorra))... comecei fazer isso nas minhas ultimas 2 consultas, pois não via outro jeito senão este, pois estou cansado de ser visto como "o ignorante" pelas pessoas dos consultorios que frequento, sendo que minha postura educada é de sempre pedir para apenas ser atendido dentro do horário combinado, nada mais que isso, acho que não é pedir demais, afinal nós esperamos tantos dias para ter atendimento numa porra de uma consulta...

mas é como você mesmo disse Bruno, a maioria anda anestesiada, e pra mim essa anestesia se chama FALTA DE ATITUDE. por isso encerro aqui com um grito bem alto pra todos que lêem seu blog: """""vamos lá pessoal, nós mesmos temos que mudar isso, ou ao menos tentar, e isso só se faz com ATITUDE""""".

Bruno desculpa o longo comentário, (e isso porque ainda faltou falar sobre a estratégia ridícula que a maioria dos consultórios usam de COLOCAR uma TV pra todo retardado ficar lá assistindo, e assim NEM NOTAR as mais de 1hora de atraso dos "profissionais da saúde", enfim agora não faltou mais kkkk)

parabéns pelo seu blog, já está nos meus favoritos, vou acompanhar. um grande abraço e sucesso...
Marcos-Sorocaba-SP


e fica aí um pequeno trecho de música para "os anestesiados" deste país:

...Até quando você vai ficar usando rédea, Rindo da própria tragédia?...
...Até quando você vai levar cascudo mudo? Muda, muda essa postura...
...Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente

Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro...

Anônimo disse...

continuando...

e só pra acrescentar, lembrei agora, e não podia deixar de comentar, é sobre a ESTRATÉGIA RIDÍCULA que a maioria dos consultórios, e até mesmo postos de saúde e alguns hospItais adotam, que é a DE COLOCAR TV´s para os trouxas (que eles pensam que todos nós somos), fazem isso pra que ??? pra disfarçar a mais de 1hora e meia de atraso no atendimento... seus incompetentes!

mas é como você mesmo disse Bruno, a maioria anda anestesiada, e pra mim essa anestesia tem nome, e se chama FALTA DE ATITUDE... e é por isso que encerro aqui meu comentário com um um trecho da musica: ATÉ QUANDO do Gabriel Pensador para esse pessoal ai anestesiado que acorda cedo e vai no consultório pra assistir Ana Maria Braga e não tá nem ai com o atraso dos "profissionais da saúde" kkk

Bruno me desculpa o longo comentário, e parabéns pelo seu blog, já está nos meus favoritos vou acompanhar. um grande abraço e sucesso...
Marcos-Sorocaba-SP

trecho da música para "os anestesiados" deste país:

...Até quando você vai ficar usando rédea, Rindo da própria tragédia?...
...Até quando você vai levar cascudo mudo? Muda, muda essa postura...
...Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro...