quarta-feira, 16 de junho de 2010

Live finalmente no Brasil!

Na última segunda-feira, 14/06, a Microsoft (MS) ajudou o Brasil a dar mais um grande passo na área de entretenimento, anunciando diretamente da E3 o serviço online conhecido como Live, que entrará em operação nos consoles Xbox 360 até o final de 2010 no país!

xbox-live

Não foi fácil. Demoraram quase meia década para faze-lo mas finalmente aconteceu!
Detalhes ainda serão definidos mas o fato por sí só já mostra aos jogadores brasileiros um pouco da importância que PASSAMOS a merecer. Digo “passamos” pois até a poucos anos era impensável para 99% dos consumidores no Brasil ter e manter um console de vídeo game 100% legal, sem pirataria, por livre e espontânea vontade. (veja que o Xbox é possível de ser desbloqueado ao contrário do concorrente PS3)

A MS já tinha apostado no país em Dezembro de 2006, sendo a primeira fabricante a oferecer por aqui um console da geração atual com garantia nacional e enfrentando a pesada carga tributária do país, que até então, possuía o setor de games praticamente dominado pelo mercado cinza. (piratas)
Não é que deu certo!?

Quatro anos se passaram e a empresa vendeu e vende muitos consoles no país. Neste meio tempo, comunidades virtuais (como a do Portal Xbox) foram criadas e mentalidades foram mudadas pelo simples fato de que para usufruir do melhor serviço que o console oferecia (a Live americana) você não poderia desbloquear seu console sob pena de te-lo banido da rede online permanentemente. (o que de fato aconteceu com muitos)

Atualmente, o cenário ainda está longe do ideal tanto relativo à preços ao consumidor quanto à pirataria em si, porém é inegável que é possível sim promover bons avanços neste sentido. A MS apostou e este com certeza foi um fator relevante para nós, jogadores brasileiros.

O caminho ainda é tortuoso pois a lei de direitos autorais no Brasil ainda é um entrave para distribuição digital de conteúdo (e a Live oferece conteúdo) mas isto pode mudar em breve com a discussão da nova lei dos direitos autorais. (clique e ajude a formatar esta nova lei)

Outras iniciativas igualmente importantes também estão sendo executadas como a do projeto Jogo Justo, iniciada pelo Moacyr Alves Jr., aonde o deputado Luiz Busato (PTB/RS) está representando o interesse de toda comunidade gamer no Brasil e lutando para reduzir a carga tributária sobre os jogos eletrônicos.
E se você gosta de vídeo games dê o seu apoio e mantenha-se antenado no site Jogo Justo!

Mapa mostrando os países com o serviço disponívellivemap

Portanto, esta semana, a MS da mais um impulso importante ao nosso mercado anunciando a “Live BR”! Muito ainda há que ser feito mas de antemão dou os parabéns à empresa por mais este avanço e que a Sony siga o mesmo caminho em breve!

Boa jogatina à todos!

Nenhum comentário: