segunda-feira, 20 de junho de 2011

Faróis de “xenon” – Porquê o Brasil não pode

Halógenas x Xenon 6k
Depois desautorizar e, posteriormente liberar com restrições, o Contran proíbe mais uma vez o uso das lâmpadas de gás xenônio(conhecido como xenon) nos veículos brasileiros que não saiam de fábrica com o item instalado.

Do G1:

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a instalação de faróis de gás xenônio em veículos que não saírem de fábrica com esse dispositivo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (7). Até então essa alteração era permitida mediante autorização prévia do Departamento de Trânsito nos estados e deveria constar no documento do veículo (CSV).

Instalação pós fábrica? Agora nem com autorização!

Creio que não exija muita discussão, o fato do brasileiro em geral ter uma certa “síndrome” de gostar de aparecer em quase tudo, sendo assim, não é difícil explicar o que muitos fazem em seus carros, que por aqui provavelmente representam um maior ícone de status do que em grande parte do resto do mundo.

Xuning 
Já não bastasse o estado brasileiro sempre dando um jeitinho de captar mais uma parte do seu salário(ou lucro), o próprio cidadão costuma exagerar muitas vezes(pela “síndrome” que falei no parágrafo acima), dando brechas para a intervenção do estado, em forma de leis, regras e proibições.

No caso do xenon especificamente, nada me tira da cabeça que se os motoristas adeptos à tecnologia tivessem usado do bom senso desde o início e optado por instalar kits com temperatura de cor de 6k(branco puro), assim como cuidar da regulagem apropriada do farol, esta inovação tão importante na segurança não teria caído no desgosto de muitas pessoas e, posteriormente, na mão do estado.

Xenon de 6k (branco)
Mas não! O quê mais se viam eram as aberrações de xenon, com faróis que iam do bonito(mas mega ofuscante) azul, até os carros com as ineficazes luzes de cor roxa(eu disse roxo mesmo!). Olha a síndrome aí, mais uma vez!

Não há como negar mesmo sendo admirador da tecnologia, que o xenon de 8k(azul) ofuscava como nenhum outro e, creio eu, deve ter sido o responsável por GRANDE parte do ranger de dentes de muitos por aí…

Xenon de 8k (azul) 
Agora, devido à falta de bom senso de alguns e depois de muitos terem gastado centenas e até alguns milhares de reais com um item que representa segurança no exterior, vem o Contran e simplesmente diz que está proibido. (denovo!)

Lembram da proibição do GPS? Películas nas janelas? É sempre assim, o povo exagera na medida e os governantes tem ojeriza de novas tecnologias parece. 
A obrigatoriedade de extintor e a palhaçada do kit de primeiros socorros, ninguém explica…

palhaco 
Massss ok! Agora tire o fato de que o brasileiro é meio avacalhado e gosta de aparecer. Tire o fato de que nossos governantes são MESTRES em fazer leis mal feitas e tendenciosas.
Na real mesmo, a pergunta de 1 milhão de reais que deve ser feita é: Por quê os carros no Brasil são “incompatíveis” com lâmpadas de xenônio???

A resposta é simples. Nossos carros atuais não são “compatíveis” pois estamos 20 anos atrás dos mercados de primeiro mundo até hoje, mesmo pagando 3x mais para adquirir um automóvel aqui do que lá fora!

Kombi Kombi - Aposentada no mundo inteiro. No Brasil, vai bem obrigado!

Enquanto no exterior o farol apropriado para xenon, do tipo elipsoidal, já é padrão a décadas, aqui no brasilzão dos lucros mil para as montadoras, são raros os carros que possuem este tipo de lente.

Farol elipsoidal
Citando de cabeça alguns poucos modelos nacionais e/ou do Mercosul com tais lentes no farol baixo disponíveis por aqui temos: Marea, Brava, Pálio Weekend, 307, Astra, novo Focus… Provavelmente esqueci de alguns mas compare este número com o número de carros que ainda usam o velho conjunto parabólico e veremos que realmente a coisa não vai bem por aqui.

Lentes elipsoidais
Nossas estradas devem ser realmente espetaculares para nosso governo e a indústria sempre abrir mão de itens de segurança que são obrigatórios lá fora. Será que a vida deles vale mais que a nossa?

Luzes diurnas(daytime running light) no Brasil? (estudos provam sua eficácia na diminuição de atropelamentos desde a década de 70 na europa!) O brasileiro médio nem sabe do que se trata…vai achar que é sobre discos voadores…
Por que o Contran não sugere a obrigatoriedade de tal item???

Cinto se segurança com 3 pontos e encosto de cabeça para todos ocupantes? Por que o Contran não sugere a obrigatoriedade de tal item???

Faróis elipsoidais? Por que o Contran não sugere a obrigatoriedade de tal item???

Controle de estabilidade? Coisa para poucos.

Luzes diurnas - Daytime Running Lights 
Realmente o pessoal desse Contran deve ser muito atarefado, basta ver que instalação obrigatória de ABS e bolsas infláveis só teremos a partir de 2014!
Mas extintor de incêndio todo mundo tem que ter no carro! Um item de extrema segurança!

Não bastassem tais omissões, existe a esperteza.
Se as lâmpadas de xenônio emitem 3x mais luz do que lâmpadas normais, a lente elipsoidal tem a função de concentrar os raios luminosos num ponto específico sem deixar “vazar” luz para cima como nos faróis parabólicos. Logo, você não precisa ser cientista ou físico para perceber que o único item realmente necessário em uma boa instalação de xenon seria um conjunto de faróis elípticos. Isto sim faria todo sentido!

Mas veja que para espanto geral, chega o sábio Contran e diz que nem assim pode mais! Ou sai de fábrica com o xenon ou está proibido, ou seja, mesmo que você já possua um veículo com faróis elipsoidais, ou até pense em importar faróis novos, você só poderá usufruir dos benefícios da tecnologia se sua montadora oferecer o item como opcional.
Instalar depois, mesmo que nos faróis apropriados nem pensar!

Realmente não há como enxergar esta nova regra com bons olhos ao imaginar que kits de xenon só poderão ser legalmente instalados em concessionárias. Concessionárias que chegam a cobrar preços absurdos de até 3 mil reais por um kit que hoje é vendido no mercado por volta de 150 reais.

Pior, é o sentimento de segregação que a nova regra passa, uma vez que traduzindo para a prática somente carros considerados “de luxo” poderão usar iluminação de xenônio daqui para frente. Impossível não forçar a analogia e dizer que seria como proibirem carros populares de usufruirem dos benefícios do ABS ou airbags.

Senado
Mas aguardem! As regras já foram mudadas várias vezes, prova da ineficiência de algumas cabeças “pensantes” de Brasília…
Esta é só mais uma do circo Brasil!

4 comentários:

Sandro Qsboy disse...

Sempre penso sobre como o governo não está nem aí para a real necessidade do povo brasileiro. ABS + AIR BAG + ESP deveriam sem implantados desde já e as fábricas destes itens deveriam ter isenção de impostos e facilidades por alguns anos. Estes itens em todos os carros fabricados desde já tenho certeza que evitaria várias mortes e acidentes nas estradas. Sobre o Xenon acho que os órgãos reguladores estão perdidos pois deveria sim verificar cada caso do xenon instalado em veiculos pois para se legalizar um xenon, bastava uma nota fiscal da compra e só.

Mau Santos disse...

Também penso que, em vez de criarem leis e mais multas pra acessórios nos carros, deveriam é tornar obrigatórios itens importantes para segurança.
Fernando Collor podia ser tudo de pior (e continua sendo), mas sabia bem o que falava quando comparou nossos carros a carroças. Pena que, de lá pra hoje, pouca coisa mudou.

Bruno Medina disse...

Cara Mau pior é que é a pura verdade.
Um velho amigo me disse recentemente que estava com saudades do Collor. Eu me assustei mas depois ele explicou que o que o PT faz hoje deixa o Collor com cara de principiante!

Jogou na cara hein...

Claudio soveral disse...

Temos que unir forças do tipo abaixo assinado nacional para precionar o contran para rever a proibição ao uso do farol de gás xenonico, permitindo o seu uso, mas regulando em normas técnicas para o uso. Não entendo como um kit de segurança em qualquer lugar do mundo, é proibido aqui no Brasil.