quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Airbag obrigatório no Brasil...finalmente!


De autoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) (palmas pra ele!) a câmara aprovou nesta quarta (18/02/09) a obrigatoriedade da instalação de bolsas infláveis frontais (airbags) em todos automóveis produzidos no país a partir de 2010. 

Falta 1 assinatura (a do presidente) para virar lei.

Já era tempo! Em outros países desenvolvidos o equipamento já era obrigatório a mais de 10 anos.

O problema disto é que o preço dos carros que antes não o tinham deve ser acrescido de cerca de 2 mil reais. Quem sabe até mais...

Para ficar 100% e "meiar" este gasto conosco o governo deveria pelo menos reduzir alguma alíquota ou imposto automotivo. Outro ponto a se observar é que atualmente este equipamento é importado e com a massificação do mesmo é provável que fábricas se instalem aqui e isto obrigatoriamente tem que fazer com que os preços fiquem mais em conta. É esperar pra ver...

Infelizmente problemas também ocorrerão, podem escrever. 
Em carros com airbags exige-se que se sente afastado a pelo menos 25cm do volante sob risco de ocorrer graves injúrias (e até a morte) dos "protegidos" caso essa distância não seja respeitada, pois em caso de colisão a bolsa precisa de um certo espaço para se inflar totalmente antes de receber o impacto do corpo.
Como uma das coisas mais comuns de se ver no trânsito são aquelas pessoas que dirigem a poucos cm do volante com o encosto do banco a 90º este risco deverá ser considerado e amplamente divulgado.

Papo interessante é se o airbag foi uma melhor escolha em detrimento ao ABS. Explico, o airbag é considerado sistema passivo de segurança automotiva. (leia-se, ele não evita o acidente mas atua depois dele) Já o ABS (Anti-lock Braking Systemfaz parte do sistema ativo. (atua antes de uma possível colisão evitando o acidente) 
Obviamente melhor seria evitar o acidente mas de qualquer forma ambos equipamentos são muito importantes para nossa segurança e esta nova lei vem em boa hora, não é mesmo?
Antes tarde do que nunca!

Abraços!

PS: Como é raro ver o povo de Brasília trabalhar notícias como esta merecem destaque! Quem sabe daqui alguns anos teremos estradas...

5 comentários:

Mau Santos disse...

Só faltou complementar com limpadores e desembaçadores traseiros. Não é questão de luxo, de opcional. É questão de segurança.

Meg disse...

Tal projeto foi apresentado inicialmente no Senado em maio de 2004, ou seja, após cinco anos foi aprovado pela Câmara dos Deputados, depois de um ano e meio em tramitação na Casa.
Para se ter uma idéia o airbag duplo e o freio ABS são obrigatórios desde 1998 para os carros produzidos e vendidos na comunidade europeia.. Nos EUA, essa exigência vigora desde 1995. Segundo o NHTSA (instituto de segurança de trânsito dos EUA), entre 1987 e 2007, o airbag frontal salvou 15.967 vidas em acidentes graves naquele país.
Atualmente, os governos dos países europeus, dos EUA e do Japão planejam tornar obrigatório o ESP (controle de estabilidade) -que evita que o carro derrape numa curva.
E só agora, os nossos legisladores atinaram para a importância do airbag.
Talvez tal projeto tenha sido postergado por causa de lobby... e assim, muitas pessoas morreram nesse percurso da apresentação do projeto até aprovação pela Câmara...
Há quatro anos a PRO TESTE se mobiliza para que todos os veículos saiam de fábrica com um “kit básico de segurança veicular”, composto por airbags, cintos de segurança retráteis e com pré-tensionadores, encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes do veículo, entre outros itens.
Enquanto isso...vamos aguardar...

Unknown disse...

Muito bom saber disso... =]
Tomara que seja aprovado... Melhor pagar um pouco mais caro e se sentir seguro.

http://cantodoescritor.blogspot.com/

Bruno Luiz Paiva disse...

Mau, vc realmente tem razão... kkkkkkkkkkk

Vamos montar parceria de blogs ja coloquei o seu no meu


Abração do Paiva.

Bruno Luiz Paiva disse...

http://brunoluizpaiva.blogspot.com/